BLOG
15/07/2021 Como obter o NIF: o CPF português

Se você pretende viver em Portugal a longo prazo, você precisará do Número de Identificação Fiscal (NIF). Ele possui função semelhante ao CPF no Brasil. Qualquer cidadão, sendo nacional português ou estrangeiro, pode solicitá-lo no momento em que desejar. ⠀

Sem o NIF, não é possível realizar funções importantíssimas aos nacionais desse país, como abrir conta em um banco português, por exemplo. Qualquer cidadão pode solicitar esse documento, dadas as devidas disponibilidades dos órgãos públicos portugueses.

Caso você viva no Brasil, já tenha conseguido obter a sua Nacionalidade Portuguesa, mas ainda não possui o NIF, saiba que é possível agilizar o processo diretamente do Brasil. O que a pessoa precisa é nomear um representante fiscal, que será responsável por cumprir as suas obrigações fiscais em território português.

Após a escolha do representante fiscal, o requerente deverá apresentar uma série de documentos com os seus dados e o da pessoa selecionada como representante. Alguns documentos são:

  • Passaporte;
  • Nomeação do Representante Fiscal;
  • Comprovante de residência.

Aqui, na Pinto Machado, nós ajudamos brasileiros que desejam se tornar cidadãos portugueses a obterem o NIF. Para saber mais, entre em contato conosco pelo e-mail contato@pintomachado.com.br ou fale com a nossa equipe pelo WhatsApp (21) 98119-3637 ou pelo telefone (21) 3852-1322.


Para obter mais detalhes sobre este e outros assuntos, prossiga e realize uma consulta especializada conosco.
Logo