BLOG
15/01/2021 A necessidade de médicos no interior de Portugal: um caminho para brasileiros

Há qualidade de vida no interior de Portugal. É o que advoga Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial do governo português, em entrevista para o Jornal O Globo. A fala de Abrunhosa remete a um problema demográfico comum em grandes países: a concentração populacional nos centros urbanos. 

Diante dessa questão, o Ministério da Coesão Territorial de Portugal tem concentrado esforços para levar mais pessoas para o interior, lançando mão de benefícios fiscais e apoio a empreendedores em algumas cidades. 

Sobre as vantagens de cidades interioranas, a ministra direciona sua fala aos brasileiros: “[Eles] sentirão segurança no interior com suas famílias, com boas escolas, de nível internacional, e boa estrutura de saúde.”

A falta de médicos

Além de empreendedores, há maior facilidade também para médicos brasileiros. Essa é uma medida institucionalizada pela Declaração de Bolonha e pelo Tratado de Amizade entre Brasil e Portugal, assinado em 2001: médicos formados em universidades brasileiras podem trabalhar em Portugal após terem seus diplomas revalidados.

O momento é oportuno, pois há onze instituições do serviço nacional português que apresentam carências de médicos. A maioria delas se concentra no interior. Anestesiologistas, urologistas e radiologistas são os profissionais da saúde mais requisitados. 

O primeiro passo para a revalidação do diploma médico é o contato com uma universidade portuguesa. Em seguida, há a organização de todos os documentos necessários para a inscrição e a realização da prova para avaliar os conhecimentos do(a) candidato(a).

A Pinto Machado tem forte atuação em revalidação de diplomas e, ao longo dos seus 15 anos de atuação, já ajudou muitos profissionais da saúde a expandirem sua carreira em solo português. 

Para saber mais sobre nossos serviços, entre em contato. 

Fonte: https://oglobo.globo.com/economia/ha-qualidade-de-vida-no-interior-de-portugal-faltam-pessoas-o-momento-de-os-brasileiros-virem-diz-ministra-do-pais-1-24794797 


Para obter mais detalhes sobre este e outros assuntos, prossiga e realize uma consulta especializada conosco.
Logo